Efeitos do estresse na saúde bucal
Estresse e saúde bucal
Você sabia que o estresse pode acarretar problemas na sua saúde bucal? As pessoas que sofrem de estresse são mais propensas a desenvolver hábitos não saudáveis, como o uso de tabaco e/ou álcool, que são prejudiciais à sua saúde bucal.
Além dos transtornos mentais e emocionais, momentos difíceis em nossa vida podem ter um grande impacto em nossa saúde, principalmente quando se trata de nossa boca.
Pior ainda, se não diagnosticada e tratada apropriadamente, a condição pode piorar e provocar sintomas devastadores, desde simples herpes labial até condições como bruxismo ou gengivite.
Você definitivamente não quer estar nesta situação. Por isso achamos que era bom vir aqui, para esclarecer essa relação entre estresse e saúde bucal, e como você pode evitar que esse problema afete sua saúde e qualidade de vida.
Como se relacionam estresse e saúde bucal?
Os estudiosos vêm alertando há anos sobre a ameaça que o estresse pode representar para nossa saúde. Muito comum entre as pessoas que levam uma vida agitada, o estresse já foi considerado um dos piores problemas da atualidade e afeta pessoas de todas as idades.
Com o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, essa situação se agravou. Segundo levantamento realizado pela UERJ, os casos de estresse e ansiedade subiram significativamente ao longo do isolamento social.
Com novas situações em que muitas pessoas vivem, além das inquietações com o trabalho e outros problemas, esses sintomas aumentam acentuadamente.
Afinal, como isso afeta nossa boca?
Em momentos de estresse, o corpo humano libera certos hormônios como cortisol e hidrocortisona e produz altos níveis de adrenalina.
Essa mudança é a favor do chamado “efeito anti-inflamatório”, em que o organismo aumenta o aparecimento de certas doenças periodontais.
De fato, se essa condição for combinada com maus hábitos de higiene, como a falta de escovação diária ou a ausência de fio dental, é possível que ocorram aftas e distúrbios gengivais.
Não podemos esquecer que em determinados momentos estressantes, os pacientes podem recorrer ao consumo excessivo de álcool, doces, fast food, ou mesmo outro vilão, o fumo.
Juntos, todos esses hábitos afetam diretamente a saúde bucal e a salivação. Como resultado, além de muitas complicações, podem ocorrer várias doenças, como mau hálito, dor e lábios rachados.
Quais são os riscos de estresse e ansiedade na saúde bucal?
Agora é a hora de descobrir quais são as principais complicações criadas por esses períodos de estresse psicológico e qual a melhor forma de combatê-las.
O aparecimento de aftas
Outro ponto interessante é que em momentos de estresse extremo, as pessoas tendem a morder as bochechas e os lábios. A duração excessiva de tais condições pode levar ao desenvolvimento de estomatite.
Há também pessoas que sofrem de questões estomacais e percebem um agravamento da situação em momentos estressantes. Um bom exemplo disso é o refluxo gastroesofágico.
Bruxismo
O bruxismo é o hábito ranger de dentes, que ocorre na maioria das pessoas, durante os sono. Em alguns casos, você pode ter esse problema ao longo do dia sem aperceber-se.
À primeira vista, pode parecer inofensivo, mas com o tempo, o bruxismo pode afetar toda a estrutura dental, assim como a famosa articulação temporomandibular.
As consequências de tudo isso são fortes dores de cabeça, distúrbios musculares e faciais, problemas de ouvido, desgaste ou quebra de dentes e dores crônicas na região do pescoço.
Gengivite
Quem está passando por um momento muito estressante, pode acabar esquecendo de fazer a hábitos de higiene bucal adequada. Assim Sendo, a falta de escovação adequada pode causar um acúmulo de bactérias que causam cárie dentária. Isso vale para doenças gengivais e outras doenças periodontais.
Além disso, vale ressaltar que o estresse, a depressão e a ansiedade podem promover o desequilíbrio do sistema imunológico, que é o grande responsável pela defesa do corpo humano contra determinadas inflamações, podendo deixar sua saúde bucal completamente livre de proteção.
Boca seca
O estresse também pode levar a uma redução na produção de saliva, levando à boca seca. Mas a saliva é essencial para proteger sua boca de cáries e bactérias. Ela funciona como um anti-inflamatório e previne a cárie dentária. Isso significa que pode ser outro fator danoso que prejudica a higiene oral.
Como se livrar do estresse e da ansiedade?
Claro, sabemos que, nem sempre é fácil alcançar o equilíbrio. Porém, no caso de doenças bucais de origem emocional, o melhor a fazer é fazer uma boa avaliação e, se possível, procurar ajuda profissional para esse tipo de transtorno.
Este tratamento pode ser feito com a ajuda de um psiquiatra ou psicólogo. Ao mesmo tempo, é interessante tomar medidas para manter a calma.
Medite todos os dias.
Exercite-se pelo menos três vezes por semana.
Dedique-se a períodos especiais de relaxamento e divertimento.
Aproxime-se de entes queridos, como amigos e familiares.
Entre em contato com a natureza sempre que puder, como frequentando parques e praças;
Invista em uma nutrição balanceada e saudável.
Livre-se de maus hábitos, como: consumo excessivo de álcool, tabagismo e consumo excessivo de doces.
O que você acha da relação entre estresse e saúde bucal? Você acha que essas dicas vão te ajudar a preservar sua qualidade de vida e bem-estar?
Sempre que acontecer qualquer sinal de irritação, desconforto ou dor, procure um profissional de confiança, como o seu dentista. E lembre-se: o monitoramento deve ser feito periodicamente, mesmo que não haja distúrbios. Esses cuidados de saúde ajudarão a prevenir complicações futuras.
Ouça as dicas do Dr. Veit no Sorria com o Dr. Veit na JB FM Rio
Efeitos do estresse na saúde bucal
Você já conhece a Veitsmile, empresa fundada por dentistas e reconhecida em todo o mundo!
Efeitos do estresse na saúde bucal