Você sabe o que é cárie?
O que é a cárie?
Muita gente conhece a cárie, mas poucos sabem explicar o que ela é.
A cárie é uma deterioração do dente e geralmente está relacionada ao estilo de vida do indivíduo, ou seja, ao que come, como cuida dos dentes e se tem acesso à água fluoretada.
Este dano nos dentes é causado por ácidos produzidos pela placa bacteriana, que nada mais é, do que um conjunto de bactérias que se acumulam na boca.
Essa desmineralização do esmalte ocorre, devido ao oportunismo das bactérias da placa bacteriana associada à sacarose presente nos alimentos. Portanto, atenção com a alimentação e capriche na higiene oral.
Como surge a cárie?
A cárie é uma das doenças mais comuns no mundo e muitas pessoas não percebem quando possuem.
A cárie pode ocorrer até mesmo nos pequenos, podendo ocorrer em bebês de poucos meses ou os maiores que já possuem dentes de leite.
Pode se apresentar também nos dentes permanentes de adolescentes, adultos e até mesmo em idosos. Ela pode ser passageira ou permanente, mas tem que ser tratada o mais rápido possível.
Esse dano é acarretado pelo excesso de consumo de alimentos açucarados ou ricos em amido, que com o tempo, causam a desmineralização do esmalte e permite que as bactérias específicas produzam ácidos destruindo o esmalte.
Daí a importância de manter uma higiene bucal constante para remover quaisquer resíduos e proteger a região oral com flúor.
A correta higiene bucal é uma das melhores maneiras de prevenir a cárie. Hoje, há um consumo elevado de açúcar na alimentação da população, pois ele está presente em bolachas, refrigerantes, doces, balas, chicletes, sorvetes etc.
Por isso, é imprescindível escovar corretamente os dentes após as refeições, massageando a gengiva com creme dental que contenha flúor em sua composição e usar fio dental, que remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais onde a escova não alcança.
Além disso, faça uma visita ao seu dentista periodicamente, pois está é a melhor maneira de evitar diversos problemas bucais.
Conforme a idade avança, as cáries em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo desencadear outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos.
Quais os tipos de cárie?
Embora sejam mais comuns em crianças, os adultos também estão sujeitos a cárie elas.
Os tipos de cáries incluem:
– Cárie coronária – Esta é a mais comum e costuma ocorrer tanto em crianças como em adultos. As cáries coronárias se localizam nas superfícies de mastigação e entre os dentes.
– Cárie radicular – Conforme envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como nestas partes expostas não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, elas se deterioram facilmente.
– Cárie recorrente – nestes casos, a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas estão mais propensas a acumular placa, que acabam levando à deterioração.
Em especial os adultos podem apresentar cárie também, quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.
A cárie constitui um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e matar os delicados nervos na sua parte central, o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.
Como evitar a cárie?
Para evitar esse malefício aos dentes é necessário se atentar a alimentos que contenham açúcar.
Eles são digeridos e transformados em ácidos rapidamente pelas bactérias da boca. Estima-se que em vinte minutos após a ingestão eles já comecem a agir sobre os dentes.
Dessa forma, o mais importante é moderar a quantidade e evitar consumir alimentos desse tipo várias vezes ao longo do dia. O consumo destes alimentos aumenta a frequência de produção desses ácidos, assim como o tempo em que os dentes ficam expostos a eles. O fundamental é manter uma higiene bucal adequada.
É necessário escovar os dentes após cada refeição e usar o fio dental e principalmente fazer uma higienização bucal completa antes de dormir, já que durante o sono ficamos várias horas sob ação das bactérias.
Logo, para evitar dores de dentes e a necessidade de restaurá-los, procure criar o hábito para manter sempre a saúde bucal em dia.
Portanto, é fundamental evitar refrigerantes e alimentos muito açucarados de todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose) vindos de alimentos como o açúcar de mesa, mel, sucos e polpa de frutas ou adicionados a produtos industrializados.
Procure realizar visitas frequentes ao seu dentista como prevenção para manter a sua saúde bucal em dia.
Veja as dicas
– Escove os dentes após as refeições pelo menos três vezes ao dia, além de usar o fio dental diariamente. Assim a placa bacteriana é removida entre os dentes e sob a gengiva.
– Faça avaliações junto ao seu dentista regularmente. Cuidando preventivamente, você evitará que a cárie ocorra e que problemas menores se tornem sérios.
– Faça uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Ao ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche. Dessa maneira, você reduz o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
– Utilize bons produtos para sua higiene bucal.
A Veitsmile possui uma linha com excelentes produtos, que foram criados por dentistas e aprovados pelo planeta.
Você sabe o que é cárie?
Escute a dica do programa Sorria com Dr. Veit, na Rádio JB FM Rio, de segunda a sexta às 16:30h.
Você sabe o que é cárie?
Aproveite para escutar esta outra dica do Dr. Veit
Você sabe o que é cárie?