Quais hábitos podem prejudicar a saúde bucal?

Quais hábitos podem prejudicar a saúde bucal?

Conheça os hábitos você deve abandonar para ter uma boa saúde bucal

Você pode escovar os dentes, usar o fio dental e ir ao dentista regularmente para manter seu sorriso brilhante e saudável, mas você sabe quais hábitos podem ser prejudiciais aos dentes?

Provavelmente você já sabe que o consumo de alimentos com muito açúcar entre as refeições é um mau hábito, mas alguns outros hábitos que prejudicam os dentes não são tão óbvios. Será que existe alguma coisa que você está fazendo todos os dias que está colocando sua saúde bucal em risco?

Conheça alguns hábitos prejudiciais para a saúde bucal aos quais devemos estar atentos.

Não escove os dentes com muita força

Sim, é possível exagerar na escovação dos dentes. A Associação Americana de Odontologia (ADA) afirma que o uso de uma escova de dente de cerdas duras ou a aplicação de muita força durante a escovação pode danificar a gengiva e os dentes.

A força não garante dentes mais limpos e ainda pode causar retração gengival, problema que consiste no deslocamento da margem da gengiva e que desencadeia na exposição da raiz do dente. Use uma escova de dente com cerdas macias e escove os dentes suavemente com movimentos amplos e circulares.

Existe um motivo muito justo para a recomendação de trocar a escova dental em média a cada três meses. Isso acontece porque geralmente esse é o período em que ela começa a se desgastar, deixando de cumprir bem a sua função.

Quando a escova de dente fica desgastada ou com as cerdas tortas, ela não consegue mais higienizar corretamente toda a área do esmalte. Deixa de alcançar alguns espaços e provoca um atrito muito grande na superfície da dentição, podendo desencadear sensibilidade, além de um maior risco de lesionar a gengiva. Por isso, é recomendável trocar de escova a cada três meses ou antes, caso as cerdas estiverem deformadas.

Evite roer unhas

Pessoas que roem as unhas geralmente fazem isso por causa da ansiedade ou do estresse, mas também existem aquelas que têm esse hábito pela facilidade de aparar as unhas dessa forma. Em ambos os casos há um prejuízo grande para a saúde bucal.

Ato nada higiênico, roer as unhas também é prejudicial para a saúde bucal. Isso ocorre porque debaixo da unha é possível encontrar germes e bactérias, que ao entrarem em contato com os dentes, podem ser passados para a boca e ali se alojar.

As unhas são muito duras e exigem grande esforço para serem cortadas pelos dentes. Esse esforço gera uma sobrecarga nos tecidos periodontais e na articulação temporomandibular (ATM), podendo causar a disfunção dela. Além disso, o esmalte dentário pode se desgastar, trincar ou quebrar por causa dessa força.

Roer as unhas pode causar disfunção mandibular porque faz com que você mantenha a mandíbula em posição de protrusão por longos períodos. Além disso, roer as unhas pode lascar os dentes. Portanto, antes de roer as unhas, pense nos danos que pode estar causando à mandíbula e aos dentes.

Não Mastigue gelo

Se você não quer correr o risco de quebrar um dente ou uma restauração, o recomendado é usar canudos ou o consumir bebidas sem gelo, para ajudar a eliminar esse hábito. Dessa forma, depois de tomar uma bebida gelada e refrescante, esqueça de mastigar distraidamente os cubos de gelo que ficaram no copo. Seus dentes agradecem.

Perceba se está rangendo ou apertando os dentes

Para ajudar a prevenir esse hábito nocivo, também conhecido como bruxismo, o recomendável é fazer exercícios de relaxamento, utilizar um protetor bucal noturno e tentar reconhecer quando o cerramento ou ranger de dentes inicia. Ranger e apertar os dentes é geralmente um hábito subconsciente, mas que pode danificar os dentes e causar dores musculares e restrição dos movimentos da mandíbula.

Evite mastigar apenas de um lado

O ato de mastigar costuma ser involuntário e nem prestamos atenção nos movimentos que estão sendo feitos. Contudo, é necessário adquirir esse hábito porque quando mastigamos do jeito errado, a saúde bucal pode ser comprometida.

O ideal é sempre mastigar os alimentos dois lados da boca, poque se você usar um lado só, ocorrerá uma sobrecarga dos dentes, promovendo maior desgaste. Poderá inclusive, desenvolver uma disfunção na articulação temporomandibular.

Não use produtos à base de tabaco

Seja cigarros, charutos ou tabaco mastigável, todos os produtos de tabaco são prejudiciais aos dentes e à gengiva. Não é segredo para ninguém que o cigarro é um inimigo da saúde e com a boca não é diferente.

Tudo isso acontece porque essas toxinas penetram nos tecidos bucais causando o escurecimento do esmalte dentário. Essas toxinas também afetam a microcirculação das gengivas favorecendo a manifestação de inflamações e aumentando a suscetibilidade para proliferação de bactérias, desencadeando infecções.

Além de deixar os dentes amarelados, o tabagismo causa inflamação gengival, aumenta o risco de doença periodontal, causa mau hálito, boca seca, cárie dentária e é um fator predisponente para o câncer de boca. Ainda pode provocar manchas na língua.

Fale com seu médico sobre programas para ajudá-lo a abandonar o uso do tabaco.

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

A bebida alcoólica contém substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva. Essa falta de saliva faz com que a boca fique seca, o que propicia o aparecimento de bactérias. Assim, a chance de desenvolver cáries e mau hálito aumentam consideravelmente.

As bebidas alcoólicas provocam desidratação do organismo reduzindo o fluxo salivar. Com isso, há uma vulnerabilidade maior para infecções, ocorre uma desmineralização do esmalte dentário e aumenta a sensibilidade à ação de micro-organismos.

Evite ficar em jejum por um longo período

Quando o indivíduo fica muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento, o organismo começa a liberar ácidos graxos, o que acaba prejudicando a saúde bucal. Estas substâncias geram automaticamente o mau hálito. Além disso, ficar muito tempo sem comer pode causar um problema bucal considerado como um dos mais desagradáveis: o mau hálito.

Ele não traz necessariamente problemas para a saúde da boca, porém, pode prejudicar as relações interpessoais.

O cheiro ruim se manifesta porque quando permanecemos em jejum por um período prolongado o organismo busca fontes alternativas de energia. Ele metaboliza moléculas de ácidos graxos e oxalacetato, então, produz resíduos que desencadeiam o odor desagradável.

Evite que crianças chupem o dedo

Chupar o dedo é bom para bebês, mas a partir dos 5 anos de idade, esse hábito pode resultar em dentes desalinhados. À medida que a criança cresce, o desalinhamento pode levar a sérios problemas dentários. Se seu filho tem 2 anos ou mais e continua a chupar o dedo, o pediatra ou odontopediatra pode dar conselhos para ajudar a criança a deixar esse hábito.

Não use palitos de dente

O palito de dente não é um substituto do fio dental. Assim sendo, o hábito de palitar a dentição também pode causar prejuízos para ela. Um dos riscos é o de lesionar a gengiva, podendo resultar em uma inflamação ou infecção.

Você pode achar que está fazendo a coisa certa ao retirar os restos de alimento dos dentes após uma refeição, mas mexer na boca com palitos ou outros utensílios não dentários podem causar sérios danos na gengiva. Em vez disso, use fio dental ou um instrumento de limpeza interdental para remover os alimentos presos entre os dentes.

Você já ouviu falar nos irrigadores orais? Eles conseguem fazer uma limpeza completa nos dentes, entre eles, nas gengivas e até na língua.

Clique na imagem abaixo e veja como funciona.

Quais hábitos podem prejudicar a saúde bucal?

Quais hábitos podem prejudicar a saúde bucal?

Quais hábitos podem prejudicar a saúde bucal?

Não use os dentes indevidamente

Sempre que você segura algo ou abre um pacote com os dentes, está correndo o risco de lesionar a mandíbula ou de quebrar um dente, explica a ADA. Leve o tempo necessário para realizar sua tarefa e não use os dentes como uma terceira mão ou uma tesoura.

Evite beber refrigerantes

Beber refrigerantes gaseificados regularmente pode levar à erosão do esmalte dos dentes, como adverte o Centro Médico da Universidade de Rochester. Substitua o refrigerante por água (de preferência fluoretada), leite ou chá verde ou preto. Essas bebidas podem ajudar a fortalecer o esmalte e proteger os dentes das bactérias da boca.

Tente não consumir guloseimas pois possuem muito açúcar

Comer alimentos ou guloseimas com alto teor de açúcar entre as refeições alimenta as bactérias da boca que causam cárie. Tente fazer as refeições equilibradas, para que você não sinta fome entre as refeições. Caso coma algo açucarado, beba bastante água depois.

O consumo excessivo desse nutriente favorece a formação da placa bacteriana, e ainda altera o pH da boca. Ela se torna um ambiente mais ácido, propício para os micro-organismos, e causa a desmineralização do esmalte, aumentando a suscetibilidade para cáries.

Visite um dentista regularmente e não somente em casos de urgência

Outro hábito bastante comum, porém, muito equivocado, consiste em ir ao consultório odontológico somente em casos de urgência. Prevenir sempre foi e sempre será melhor do que remediar, portanto, não espere surgir um problema para consultar o dentista. Essa prática pode evitar o agravamento de uma doença e outras consequências para sua saúde bucal.

Não deixe de ir ao dentista

Junto com esses hábitos que prejudicam os dentes, evitar os cuidados dentários preventivos também pode impactar a saúde bucal. É fácil dizer a si mesmo que está muito ocupado para fazer uma avaliação odontológica, ou que a pontada de dor que você está sentindo sempre que morde vai desaparecer espontaneamente, mas não deixe de ir ao dentista regularmente.

Não é difícil manter o equilíbrio da saúde bucal, mas para isso é necessário adotar práticas mais saudáveis.

Da próxima vez que você se sentir tentado a adiar o agendamento de uma consulta odontológica, faça um esforço e ligue para o dentista.

Assim seus cuidados serão complementados e você terá um sorriso sempre bonito e livre de problemas.

Escute esta dica do programa Sorria com Dr. Veit

Quais hábitos podem prejudicar a saúde bucal?

Utilize produtos criados por dentistas e aprovados pelo planeta

Conheça a Veitsmile

Quais hábitos podem prejudicar a saúde bucal?

Deixe um comentário

Fechar Meu Carrinho de Compras
Fechar Lista de Desejos
Fechar

Fechar
Menu
Categorias