O que é apneia e como tratar?

 

httpshttps://www.youtube.com/watch?v=4_Ey8H_hfowO que é apneia e como tratar?://www.youtube.com/watch?v=4_Ey8H_hfowO que é apneia e como tratar?

A apneia ficou conhecida por provocar roncos, mas faz muito mais do que isso.

A apneia é um distúrbio que ocorre durante sono, afetando a respiração de uma pessoa, fazendo com que ela pare de respirar uma ou mais vezes ao longo de uma única noite de sono.

A Apneia não é apenas um ronco, essa condição causa ao paciente várias paradas respiratórias durante o sono, que se repetem em até cinco vezes em um período de uma hora.

A apneia do sono pode ser caracterizada por ruídos e interrupções na respiração de quem a possui. Estas interrupções ocorrem cinco vezes no mínimo durante um período de 60 minutos. Na apneia, a barulheira noturna é intercalada por engasgos e muitas vezes o indivíduo que possui nem percebe enquanto dorme. Essas pequenas pausas na entrada de ar chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue.

Acredita-se que entre 30% e 35% da população pode sofrer de apneia do sono, o que afeta a qualidade do sono pode levar a outras complicações de saúde.

Quais são os sintomas de apneia?

Entre os sintomas da apneia, o indivíduo pode ter roncos altos, seguidos por momentos em que ele para por completo de respirar. Também pode apresentar cansaço e sono excessivos, mesmo após dormir por noites completas.

Quais as principais causas da apneia?

Existem variadas causas para a apneia, que podem ser desde causas genéticas até causas anatômicas, como a posição do queixo do paciente.

A obesidade também pode ser uma causa da apneia, assim como a obstrução nasal, por exemplo.

É daí que derivam as consequências mais sérias do distúrbio. A redução de oxigênio superativa o sistema nervoso, que eleva o ritmo dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos.

Com o passar do tempo, isso se perpetua ao longo do dia. Nestes casos a apneia do sono pode ser considerado um fator de risco tanto para pressão alta como para arritmias cardíacas.

Além da sonolência ao longo do dia por ter um sono agitado, a apneia pode levar ao risco de hipertensão e derrame.

Além disso, o quadro favorece o acúmulo de gordura abdominal e a resistência à insulina (hormônio que permite à glicose entrar nas células e gerar energia), condições que contribuem para o surgimento do diabete tipo 2.

Como tratar a apneia?

Nos casos de apneias leves e moderadas o dentista especialista geralmente indica o uso de aparelhos intraorais, que permitem a passagem de ar e melhorando o sono do paciente e consequentemente sua qualidade de vida.

A apneia pode ser tratada por meio da perda de peso, caso o paciente tenha sobrepeso. Se a apneia for causada por problemas anatômicos, o paciente poderá fazer o uso de aparelhos bucais, que podem aliviar esse quadro.

Nos casos de apneia grave ou moderada, o uso de um aparelho CPAP, que bombeia oxigênio para o corpo do paciente durante toda a noite, pode ser utilizado.

Escute a dica do Dr. Veit na JB FM no “Sorria com Dr. Veit”

Conheça a nossa Linha de Produtos Veitsmile.

 

O que é apneia e como tratar?

Odontologia e Esportes
O que é Clareamento Dental? 

Deixe um comentário

Fechar Meu Carrinho de Compras
Fechar Lista de Desejos
Fechar

Fechar
Menu
Categorias