Quais são as causas do sangramento gengival
Quais são as causas do sangramento gengival
O sangramento gengival ocorre principalmente pela inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana, devido a higienização incorreta das regiões da boca.
Para que esse sangramento pare, o uso do fio dental pode e precisa ser feito, as consultas regulares ao dentista devem ser realizadas e uma boa escovação em casa tem que ser realizada 3 x ao dia, para que essa inflamação não evolua e consequentemente gere perda óssea.
Quando você enxergar a presença de sangue na saliva ao escovar os dentes ou na pia ao enxaguar sua boca, não pense que isto é normal. Na verdade, este pode ser um dos primeiros sinais de doença da gengiva, problema que pode levar a um processo de perda de dentes.
O sangramento da gengiva tende a ser causado por placa bacteriana, uma camada aderente de bactérias que se forma constantemente ao redor, entre os dentes e na junção entre a gengiva e os dentes. Se ela não for removida, poderá irritar a gengiva e causar vermelhidão, sangramento e inflamação.
Contudo, também existem algumas outras possíveis causas de sangramento da gengiva, como escovação exagerada dos dentes, com excesso de força,3 escova de dentes nova, a maneira de usar o fio dental ou até mesmo alguns medicamentos.
Independentemente do que você acha que pode ser a causa do seu sangramento da gengiva, a melhor coisa a se fazer é falar com seu dentista o mais rápido possível. Ele é o único profissional que poderá examinar e orientar sobre o melhor tratamento para esse sangramento de gengiva.
Existem também alguns passos simples que podem ser levados em consideração no tratamento de sangramento da gengiva – mudanças na sua rotina de higiene oral, que podem ajudar a impedir o agravamento do problema.
À princípio, siga esses passos todos os dias e não somente quando você observar a presença de sangue ao cuspir:
Antes da escovação, utilize o fio dental ou use escovas interdentais diariamente, para remover a placa bacteriana das áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre os dentes.
Se você possuir um irrigador /oral dental, utilize-o diariamente, ele pode interromper o sangramento e a vermelhidão das gengivas.
Se o sangramento da gengiva permanecer, relate o fato imediatamente ao seu dentista, assim ele pode te ajudar a tratar do problema, antes que se torne mais grave.
Abaixo, iremos listar algumas situações de sangramentos nas gengivas que exigem tratamento urgente.
As mais comuns são a gengivite e periodontite, infecções crônicas causadas pela higiene oral inadequada que ocasionam o aparecimento de placa bacteriana. Algumas situações exigem uma consulta odontológica, devido ao risco de perdas dentárias e ou agravamento da saúde geral.
Existem várias as doenças, distúrbios e síndromes que têm o sangramento gengival como manifestação oral do problema. E em algumas delas, como é o caso da leucemia, a deficiência da higiene oral é até mesmo um fator secundário para o problema de hemorragia nas gengivas e mucosas. Mas algumas delas requerem atenção imediata de um dentista, devido aos riscos elevados para perdas dentárias rápidas ou aparecimento de sequelas como a retração gengival.
São elas:
Leucemia
A leucemia apresenta sinais na boca, principalmente quando a doença está na sua forma mais aguda. A dor oral é outro achado clínico frequente.
O tratamento nestes casos é a remoção da placa bacteriana pelo dentista. Em alguns casos são necessárias cirurgias gengivais para reconstrução estética e funcional da arquitetura gengival.
Periodontite agressiva
Trata-se de uma doença periodontal de ação rápida, que ocasiona a destruição do osso que suporta raízes e gengivas aparece de forma súbita e requer tratamento odontológico imediato.
É uma doença rara que geralmente ocorre em pacientes abaixo dos 20 anos ou acima dos 60 anos.
Doenças gengivais
Inchaço, vermelhidão e hemorragia são sinais de doenças gengivais necrosantes, tais como: a gengivite e a periodontite.
A evolução lenta da gengivite e periodontite, entretanto, pode enganar pelo risco elevado para perdas dentárias ou outros danos irreversíveis na arquitetura gengival.
O sangramento gengival geralmente ocorre durante a escovação dos dentes ou uso do fio dental e requer tratamento odontológico especializado.
O dentista deve ser procurado rapidamente para evitar sequelas clínicas permanentes como retrações gengivais ou perdas dentárias.
AIDS
A suspeita para infecção por HIV recai sobre pacientes que não respondem de forma adequada ao tratamento convencional para doenças gengivais crônicas (gengivite e periodontite). Nestes pacientes o sangramento gengival e perdas ósseas costumam ser maiores, devido ao rápido acúmulo de placa bacteriana.
O tratamento para paciente infectados pelo HIV inclui o acompanhamento sistêmico da qualidade de remoção da placa bacteriana (higiene oral) e saúde das gengivas. Antibióticos e agentes químicos de controle da placa bacteriana são frequentemente administrados para estes indivíduos.
sangramento gengival e aids
Sangramento gengival espontâneo, áreas vermelhas e gengivas inflamadas: características das manifestações gengivais da AIDS podem confundir o diagnóstico com doenças crônicas na gengiva como a simples gengivite.
Diabetes
Diabetes é uma doença complexa do metabolismo da glicose e com grau variável de complicações bucais. Indivíduos com diabetes mal controlado apresentam sintomas como diminuição do fluxo salivar, queimação da língua ou boca. Porém a maior preocupação deve se ater à alteração no metabolismo ósseo. A perda óssea severa do osso que sustenta as raízes do dentes, são encontradas com frequência nesse tipo de paciente, o que pode prejudicar danos irreversíveis às estruturas periodontais.
Em algumas muitas doenças associadas ao sangramento gengival, a hemorragia pode ocorrer de forma estimulada ou espontânea, em alguns casos associada a hiperplasias gengivais (crescimento exagerado de gengivas).
Algumas outras doenças também podem estar associadas ao sangramento de gengivas e mucosa, tais como: Lúpus eritematoso, herpes zoster, candidíase e insuficiência hepática.
A primeira providência a ser tomada nos casos de sangramento gengival, é consultar o seu Dentista. Somente ele poderá examinar e lhe indicar o tratamento adequado para o seu caso.
Para evitar e reduzir os sangramentos gengivais, utilize o irrigador oral Veitsmile Water Jet. Ele chega em alguns lugares que a escova dental e o fio dental não chegam. É surpreendente o resultado que você tem para os tecidos ósseos, gengivais e dentais.
Quais são as causas do sangramento gengival
Escute a dica do Dr. Veit no sorria com Dr. Veit na JB FM Rio
Quais são as causas do sangramento gengival