O que é escova interdental?
A escova interdental é uma escova pequena utilizada para limpar a placas bacterianas, restos de alimentos e bactérias que ficam acumulados entre os dentes, prevenindo a inflamação gengival e cáries.
Qual a indicação da escova interdental?
Sua indicação é para limpar e remover restos de alimentos que ficam presos entre os dentes.
Para que serve a escova interdental?
Apesar de ser utilizada normalmente por quem usa aparelho ortodôntico fixo, por causa da maior dificuldade de limpeza entre os bráquetes, a escova interdental pode e deve ser usada por todos, inclusive por quem não está fazendo tratamento ortodôntico.
Como usar a escova interdental?
Os pacientes que são indicados a usar a escova interdental devem seguir as seguintes orientações:
- Insira a escova interdental fazendo um ângulo de 45 graus no espaço entre dois dentes;
- Nos dentes superiores, a ponta da escova deve ficar apontada para cima e nos inferiores para baixo;
- Permita que a escova deslize perpendicularmente, fazendo movimento de fora para dentro da boca com facilidade, sem pressioná-la;
- Não force demais a entrada da escova entre os dentes. Esse movimento deve ser suave para não causar ferimentos ou lesões na gengiva. O uso excessivo de força pode levar à retração gengival;
- Não faça pressão. A escova deve sempre entrar e sair com facilidade. Se for necessário pressionar, significa que a escova não está adequada e seja melhor usar o fio dental;
- Caso ocorra qualquer tipo de sangramento ou você sinta um pequeno desconforto nas primeiras vezes de uso, isto é sinal de que pode existir uma inflamação provocada pela placa bacteriana. Nestes casos procure seu dentista;
- A escova interdental deve ser inserida e removida uma única vez em cada espaço entre os dentes. Não faça movimentos de vai e vem, pois isso pode machucar e causar problemas na gengiva.
O que fazer se a gengiva sangrar com o uso desta escova interdental?
Assim como no uso do fio dental, é comum que nos primeiros usos da escova interdental ocorram pequenos sangramentos na gengiva. Isso significa que naquele espaço há uma pequena inflamação — uma gengivite — causada pelo acúmulo de bactérias.
Essa inflamação desaparece em poucos dias com a remoção do tecido inflamado através do uso da interdental e do fio dental.
Se o sangramento persistir ou você sentir dor, interrompa o uso da escova interdental e procure seu dentista.
Quais são os benefícios de usar a interdental?
Assim como o modelo tradicional de escova de dentes, que você já utiliza rotineiramente no seu dia a dia, a escova interdental também possui como objetivo principal a higiene bucal adequada. Os benefícios dela seriam eliminar restos de alimentos e bactérias que ficam acumulados e trazem diversas consequências negativas para a saúde da sua boca.
Entretanto, o paciente que não faz uso adequado do item pode apresentar alguns problemas, principalmente quando deixa que os espaços entre os dentes acumulem sujeiras. Esta sujeira pode causar mau hálito, cáries, inflamações nas gengivas e outros problemas.
Existe diferença entre a escova interdental e a escova ortodôntica?
Sim, a escova ortodôntica é desenhada para limpar a superfície dos dentes em todos os seus lados. No entanto, devido ao seu formato, ela não permite que as cerdas cheguem aos espaços irregulares existentes entre os dentes, portanto não possui a mesma indicação das escovas interdentais.
Como é a escova interdental?
A escova interdental possui um arame central circundado por cerdas, que possibilita sua inserção entre um dente e outro, assim como a remoção dos restos de alimentos que favorecem a proliferação de bactérias, causam cáries, tártaro e doenças gengivais.
Quais os modelos existentes?
cônicas – são mais indicadas para a limpeza entre as peças dos aparelhos ortodônticos fixos;
cilíndricas – são mais utilizadas para a limpeza entre os dentes.
O item, que possui cerdas cônicas ou cilíndricas, é mais indicado para pacientes que usam aparelho ortodônticos, implantes, coroas, pontes fixas ou com espaços maiores entre os dentes, porém qualquer pessoa, mesmo que não se encaixe em nenhum destes perfis citados.
Como escolher a melhor interdental para seu caso?
Converse com o seu dentista antes de comprar uma escova interdental, pois existem diferenças com relação à espessura das cerdas e diâmetros. Somente ele poderá lhe indicar a escova que melhor se adapta à sua arcada dentária.
Pessoas que possuem dentes mais separados precisam adquirir uma escova interdental com maior espessura, já que uma escova fina não vai limpar corretamente esses espaços.
Se os dentes são muito juntos, o modelo encorpado não será útil para chegar aos espaços mais apertados.
A escova interdental substitui o uso do fio dental?
Não. Tanto o fio dental como a interdental devem ser utilizados na higiene bucal.
As arcadas dentárias são diferentes, cada pessoa possui um formato e distribuição diferentes. Os formatos e espaços dos dentes são diferentes. Existem espaços entre os dentes, onde as escovas interdentais não entram, mesmo que sejam bem finas. Neste caso o mais indicado é o uso do fio dental para completar a limpeza.
Estas escovas são mais indicadas para espaços em que o fio dental entra com muita facilidade e não promove o atrito necessário para remover a sujeira e as placas bacterianas.
Quando fazer a troca da escova interdental?
Assim que perceber desgaste das cerdas da escova, você deve substituir.
Conheça as escovas interdentais Veitsmile
Leia também:
Como usar o fio dental corretamente