Dicas eficientes para limpar aparelhos ortodônticos

Dicas para limpar aparelho ortodôntico

Neste post, preparamos dicas preciosas para você limpar o seu aparelho ortodôntico fixo com mais facilidade e garantir uma saúde bucal completa.

Retire os elásticos do aparelho

Retire todos os elásticos antes de iniciar a escovação e o uso do fio dental. Isso irá facilitar todo o processo de limpeza, dando maior liberdade para manusear a escova e o fio dental.

Substitua a sua escova dental no mínimo a cada 3 meses

Uma escova dental nova pode remover melhor a placa bacteriana quando você troca no tempo certo. Com a utilização diária e a pressão exercida sobre os dentes, as cerdas da escova se desgastam e esgarçam reduzindo a sua eficiência, podendo ocasionar um acúmulo de bactérias na boca e nos dentes.

A escova dental é capaz de garantir a higiene bucal adequada, inclusive do seu aparelho, mas para isso, ela precisa estar com as cerdas em condições de uso e ser utilizada da forma correta após as refeições.

Embora a recomendação seja trocar a sua escova dental a cada 3 meses, se você perceber que as cerdas estão entortando, reduza a pressão que você exerce quando escova os dentes e providencie a troca.

Hoje em dia, existem escovas de dente de bambu extremamente eficientes, com cerdas e design apropriados. Pequenas atitudes trazem grandes resultados ao meio ambiente. A decomposição da escova de bambu demora cerca de 30 anos, muito mais rápido quando comparado aos 500 anos da escova de plástico.

Mantenha a escova na posição correta  Dicas para limpar aparelho ortodôntico

Para promover uma limpeza eficiente você deve posicionar sua escova em um ângulo de 45 graus. Além dos movimentos de vai e vem, limpe também a região próxima da linha da gengiva, entre os dentes e a gengiva. Não esqueça de limpar por trás de todos os dentes, se esta região não for limpa com frequência, pode causar o aparecimento de tártaro.

Procure por escovas com cerdas extra macias, elas são eficientes e não machucam as gengivas. Existem escovas dentais com estas características tanto para adultos quanto para crianças.

 

Utilize escovas interdentais Dicas para limpar aparelho ortodôntico

Utilize as escovas interdentais deslizando perpendicularmente fazendo movimento de fora para dentro da boca. Elas devem ser usadas desta forma, sem pressionar. Os benefícios são válidos apenas se realizados da forma correta.

Caso ocorra desconforto ou sangramento da gengiva nas primeiras vezes de uso, isso significa que pode existir uma inflamação provocada pela placa bacteriana. Procure seu dentista. Seu formato facilita a passagem entre uma peça e outra, permitindo limpar os quatro lados do bráquete.

Dicas eficientes para limpar aparelhos ortodônticosDicas eficientes para limpar aparelhos ortodônticosDicas eficientes para limpar aparelhos ortodônticos

Utilize o fio dental

Muitas pessoas acreditam que apenas escovar os dentes após cada refeição é o suficiente para manter a higiene bucal em dia. O que a maioria não sabe, é que o fio dental não é um acessório, mas um item indispensável para a limpeza completa dos dentes.

Utilize um passa fio Dicas para limpar aparelho ortodôntico

O passa fio é um acessório eficaz utilizado como apoio para a limpeza bucal de quem utiliza aparelho ortodôntico. Ele facilita o uso do fio dental porque permite que você puxe o fio dental através dos dentes acima do fio ortodôntico, chegando até a gengiva, facilitando a limpeza dos seus dentes.

Dicas eficientes para limpar aparelhos ortodônticos

Faça a limpeza da língua regularmente 

O raspador de língua tem a função de eliminar a sujeira acumulada na língua, evitando problemas bucais mais sérios, como mau hálito e cárie. Ele deve ser usado diariamente, pelo menos uma vez ao dia.

A língua acumula e deposita restos de alimento na boca que, juntamente com as bactérias formam a saburra lingual, uma camada esbranquiçada ou amarelada que aparece na superfície da língua de manhã e ao longo do dia também.

Pesquisas mostram que os raspadores de língua conseguem diminuir em até 75% a produção dos gases de mau odor. Já as escovas dentais, apenas 45%.

Presente em mais de 90% dos casos de halitose, esse problema tem diversas causas, mas pode ser evitado com o uso correto e frequente de limpadores/raspadores de língua.

Para obter uma higiene bucal completa e promover a saúde de sua boca, utilize o Raspador de Língua.

Utilize um irrigador dental Dicas para limpar aparelho ortodôntico

O irrigador dental é um aparelho eletrônico bivolt, que joga jatos d’água sob pressão entre os dentes e gengivas. Ele também possui acessórios específicos para aparelhos ortodônticos e língua e pode ser usado por toda família.

Ele promove a limpeza completa e eficiente dos aparelhos ortodônticos fixos, implantes, próteses, protocolos, coroas, pontes e outros tratamentos odontológicos no conforto da sua casa;

Limpeza eficiente e completa dos aparelhos ortodônticos;

Mantém suas gengivas fortes e saudáveis;

Mantém seu sorriso natural e seu hálito mais fresco;

Indispensável para quem utiliza aparelho ortodôntico, implante dentário, prótese dentária fixa ou removível e protocolos;

É recomendado por dentistas para uma higiene bucal completa.

Dicas eficientes para limpar aparelhos ortodônticos

Em resumo, quem faz tratamento ortodôntico, deve ter um cuidado redobrado com a escovação e limpeza dos dentes, da gengiva e do próprio aparelho.

Uma higienização malfeita pode resultar no aparecimento de doenças bucais como, cáries, placas bacterianas, gengivites e doenças periodontais.

Podendo, ainda, comprometer os resultados estéticos esperados, afinal, além de dentes bem alinhados, o objetivo é ter um sorriso branco e saudável.

Veja como funciona o Irrigador Dental Veitsmile Water Jet

Dicas para limpar aparelho ortodôntico

Implante com Prótese de Zircônia

Deixe um comentário

Fechar Meu Carrinho de Compras
Fechar Lista de Desejos
Fechar

Fechar
Menu
Categorias